Os esporos de mofo estão ao nosso redor, e tudo o que é preciso para ativar é um pouco de umidade e calor. De repente, uma colônia de mofo começa a crescer. O crescimento pode acontecer em qualquer lugar em que as condições sejam ideais em qualquer superfície, desde madeira até azulejos e paredes de gesso cartonado. O mofo que você descobre em suas paredes pode ser preto, verde, marrom ou branco. Se a colônia for grande, é importante determinar que tipo de crescimento de mofo você tem antes de iniciar o trabalho de limpeza para determinar os efeitos gerais para a sua saúde e sua família:
Os moldes alergênicos 1 podem ser removidos com segurança usando produtos desinfetantes
Moldes patogênicos podem ser removidos com desinfetantes: no entanto, grandes colônias requerem tratamento profissional 2
Moldes tóxicos requerem tratamento profissional 3 e descarte de todos os materiais afetados
Pequenas colônias de mofo, mesmo fungos tóxicos, podem ser removidas com alguns suprimentos básicos de desinfecção que você provavelmente tem à mão, seguindo os procedimentos de segurança. No entanto, se o crescimento do mofo for extenso, é uma boa ideia que uma empresa profissional de remoção de mofo teste e remova o mofo. O Departamento de Proteção Ambiental dos EUA recomenda a remoção profissional de colônias de mofo que cobrem mais de 10 pés quadrados (aproximadamente um remendo de um metro por um metro). Os departamentos locais de saúde pública oferecem conselhos sobre testes de mofo e encaminham você para uma empresa de remediação de mofo.
Com que frequência limpar o mofo das paredes
O mofo deve ser removido o mais rápido possível assim que for descoberto. Mesmo que você não veja o crescimento de mofo, há sinais de um possível problema de mofo que pode ajudá-lo a evitar que a colônia cresça fora de controle:
Você detecta um cheiro de mofo em sua casa. O odor sinaliza um problema de mofo que precisa ser resolvido.
Você negligenciou uma torneira ou telhado com vazamento.
Uma parede que pareça macia ou úmida ao toque pode indicar que há crescimento de mofo no interior que logo aparecerá na superfície.
Há acúmulo de umidade que leva muito tempo para evaporar das paredes devido à má ventilação da casa.
Os 6 melhores removedores de mofo de 2022 para todos os cômodos
O que você precisará
Equipamentos / Ferramentas
Luvas de proteção
Óculos de proteção
Máscara protetora
Escada
Balde de plástico
Esponja
Roupa de microfibra
Copos medidores
Garrafa de spray
Pincel de cerdas macias
Materiais
Alvejante de cloro
Detergente
Peróxido de hidrogênio
Vinagre branco destilado
Instruções
Misture a solução de limpeza do molde
Em um balde de plástico, misture uma parte de detergente de louça, 10 partes de alvejante e 20 partes de água. Para limpar uma pequena área de mofo, misture uma solução de uma colher de sopa de detergente, 1/2 xícara de água sanitária e uma xícara de água morna em um borrifador. O líquido de lavar louça ajuda a solução a se agarrar à parede por mais tempo para matar os esporos de mofo.
Pontas
O alvejante de cloro é o produto de remoção caseira mais eficaz para matar esporos de mofo. No entanto, se a infestação for pequena, você pode usar vinagre branco destilado ou peróxido de hidrogênio para matar os esporos.
O vinagre branco destilado é ácido o suficiente para quebrar lentamente a estrutura do mofo e matá-lo. No entanto, manchas escuras podem permanecer e exigir uma lavagem adicional com um produto de limpeza doméstico. Pulverize o molde com vinagre branco 100% destilado, limpe o molde com um pano de microfibra ou esponja e deixe a área secar ao ar.
O peróxido de hidrogênio mata o mofo e clareia as manchas, mas funciona mais lentamente do que o alvejante à base de cloro e pode exigir várias aplicações. Pulverize o molde com peróxido de hidrogênio a três por cento (grau de primeiros socorros), limpe a área com uma esponja e toda a parede para secar ao ar.
Proteja-se
Ao remover o mofo, é melhor usar roupas velhas que você não se importe de serem respingadas com alvejante e que possam ser lavadas em água quente para remover quaisquer esporos de mofo que possam se espalhar para a superfície. Coloque uma máscara facial (recomenda-se N-95), óculos de proteção e luvas.
Aumente a ventilação da sala
Para melhorar a ventilação durante a limpeza, abra as janelas ou adicione um ventilador de circulação. Se você estiver trabalhando em um banheiro, ligue o ventilador do banheiro e use o exaustor na cozinha.
Aplique a solução de limpeza
A solução de limpeza pode ser aplicada com um borrifador ou uma esponja. É melhor limpar o molde começando na parte inferior e subindo. Isso evita que os esporos se espalhem e que a mancha fique riscada na parede. A superfície da parede deve estar totalmente molhada, mas não saturada demais para evitar danos ao drywall. Se o molde estiver próximo ao teto, use sempre uma escada resistente ou aplique a solução com um esfregão de esponja limpo.
Secar a parede ao ar
Não limpe a solução de limpeza. Deixe a parede secar ao ar., ao escolher uma Limpeza e Higienização de Cadeira em Petrópolis
Verifique se há manchas restantes
Quando a parede estiver completamente seca, verifique se há manchas escuras na área. Se eles permanecerem, repita as etapas com uma solução de limpeza de alvejante à base de cloro.
Dicas para evitar o crescimento de mofo nas paredes
Repare o encanamento e os telhados com vazamentos imediatamente.
Melhore a circulação de ar em casa e reduza a umidade com um desumidificador.
Instale uma barreira de umidade em porões inacabados e espaços de rastreamento.
Limpe os quartos propensos a mofo e bolor semanalmente (banheiros, lavanderias, cozinhas).
Comentários
Postar um comentário