Como as baterias encontradas em aparelhos eletrônicos como smartphones e laptops, as baterias de carros elétricos se degradam e se tornam menos eficazes com o tempo.
Isso reduz o alcance elétrico totalmente carregado do carro com tempo suficiente e carregamento repetido.
No entanto, existem maneiras de reduzir a degradação e não deve ser um problema se você estiver pensando em comprar ou alugar um veículo elétrico (EV). Ao contrário de muitos itens eletrônicos menores, as perdas de bateria nos carros são pequenas e incrementais .
Por que as baterias de carros elétricos se degradam com o tempo?
baterias-carro elétrico-último-kia-e-niro
A maioria dos EVs usa baterias de íons de lítio. Eles se degradam ao longo de centenas de ciclos de carga/uso, tornando-se menos eficazes no processo.
No entanto, os motoristas podem esperar mais de 10 anos ou 100.000 milhas de uso – com relatos de duas vezes essa distância – de um carro elétrico. Como tal, a vida útil de um EV não é diferente de um modelo convencional a gasolina ou diesel.
A degradação da bateria não afetará enormemente o desempenho do EV em termos de aceleração, refinamento ou capacidade de cruzeiro. Isso diminuirá o alcance, mas mesmo um Nissan Leaf de oito anos pode ter perdas de cerca de 20% em relação ao novo, de acordo com testes independentes. 1
Como conservar a bateria do seu carro elétrico
baterias-elétricas-último-audi-etron-plug-and-socket
Carregar totalmente ou esgotar totalmente a bateria do seu EV pode degradá-la mais rapidamente. Manter o nível de carga entre cerca de 20% e 80% é o ideal para fazer com que sua bateria dure mais. Não é por acaso que os fabricantes de automóveis costumam citar os tempos de carregamento em 80%, em vez de cheios.
O uso frequente de carregadores rápidos DC também tem um efeito prejudicial na vida útil das baterias dos VEs. O carregamento rápido é a maneira mais rápida de recarregar uma bateria de VE, e os pontos de carregamento públicos mais rápidos podem recarregá-los em até 80% em 30 a 40 minutos.
Os EVs têm sistemas sofisticados de gerenciamento de bateria para ajudar a acalmar os efeitos do carregamento rápido e proteger as baterias de sobrecarga. É por isso que os carregadores rápidos começam a “afunilar” (reduzem a energia que fornecem) quando as baterias estão mais de 80% cheias, ao procurar um conserto de carros elétricos
Se você estiver carregando mais lentamente por meio de um ponto de carregamento doméstico ou de uma tomada doméstica, carregue durante a noite quando a temperatura ambiente estiver mais baixa para preservar a integridade da bateria. Outra dica é usar o carro assim que puder depois de terminar de carregar.
Se o seu EV for ficar parado sem ser conduzido ou usado apenas localmente, não o carregue totalmente primeiro. Mantenha a bateria pela metade, pois isso é melhor para sua saúde a longo prazo.
Aceleração agressiva e uso intenso também aceleram o desgaste da bateria. Também reduzirá o intervalo entre as cargas, por isso é muito melhor levar as coisas devagar e com calma. Evite temperaturas extremas, se possível, pois elas podem reduzir o alcance do carro e o desempenho da bateria.
Comentários
Postar um comentário